top of page

TUDO QUE PRECISA SABER PARA INICIAR NA CERTIFICAÇÃO GLOBAL G.A.P.




Do que se trata a certificação e quais produtores estão aptos a serem certificados?


A Certificação Global G.A.P existe desde 1997 e tem como objetivo incentivar e garantir a prática de uma agricultura segura e sustentável. Para tal, conta com um conjunto de boas práticas que são auditadas anualmente e um checklist de requisitos a serem cumpridos pelo empreendimento certificado. Os pontos de controle e os critérios de conformidade GLOBAL G.A.P. possibilitam aos produtores poderem vender os seus produtos localmente ou mundialmente. Através do certificado, ficando atestado a segurança alimentar e a sustentabilidade. Disponível para três âmbitos de produção: crops (frutas e legumes), a pecuária e a aquacultura. Esta certificação é um veículo para os mercados globais abordando principalmente os pontos de rastreabilidade, técnicas de produção (uso controlado de defensivos químicos), preservação do meio ambiente e recursos naturais, aspectos higiênicos (não-contaminação química, física e biológica) e sociais (ambiente de trabalho adequado).

Quando começa o processo de certificação Global G.A.P.? E quais os procedimentos necessários para que a certificação aconteça? 1. Primeiro passo é contatar Abanorte ou uma associação Global G.A.P.; 2. É de suma importância que o produtor tenha ciência da abrangência da norma e da documentação requisitada pelo Global G.A.P; 3. A realização de uma autoavaliação utilizando o check list Global G.A.P. e corrigindo todos os pontos não conformes face à norma; 4. Planejar com o organismo certificador a inspeção que será realizada por um auditor externo na fazenda. 5. Após aprovado na auditoria e em conformidade com os requisitos do código de conduta, o empreendimento receberá o certificado Global GAP. Este é válido por um ano.

Quais os benefícios que a certificação traz para o produtor e quais os “prejuízos” que a falta desta certificação?

BENEFÍCIOS

1. Agregar valor aos seus produtos ao estar em conformidade com um padrão de qualidade reconhecido internacionalmente.

2. Ter acesso a novos clientes, mercados, fornecedores e retalhistas globais.

3. Reduzir a exposição a riscos ambientais, sanitários e comerciais evitando problemas de natureza alimentar e segurança de produtos.

4. Aumentar a eficiência da gestão e dos processos agrícolas.

5. Obter um número GLOBALG.A.P. (GGN) para identificação e rastreabilidade a nível B2B.

6. Garante acesso de seus produtos à mercados internacionais mais exigentes, além de fidelizar os atuais clientes certificando para consumidor sua qualidade;

7. Indica o compromisso do produtor em produzir alimentos seguros do ponto de vista alimentar e de forma mais sustentável.

8. Aprimora a gestão das empresas agropecuárias a partir da implantação de um sistema de qualidade;

9. Segurança Alimentar;

10. Diminuição dos passivos ambientais sociais trabalhistas;

11. Garante a rastreabilidade dos produtos, permitindo que o consumidor conheça a origem das matérias-primas e de todo o processo de produção.

PREJUÍZOS EM NÃO SER CERTIFICADO

1. Multas ambientais trabalhistas;

2. Vulnerabilidades de mercado;

3. Desperdícios;

4. Contaminação do produto (falta de segurança alimentar);

5. Falta de Gestão e desorganização.

Para o produtor que já é certificado, existe algum procedimento específico? O certificado é válido por um ano. O período inicia desde a data de sua emissão, sendo necessário nova auditoria com o término da vigência do mesmo para renovação da certificação do empreendimento. Este procedimento deve ser repetido todos os anos. Consultas sobre certificados e a validade podem ser feitas diretamente online pelo site da Global G.A.P.

Em caso de dúvidas, a quem o produtor pode recorrer? Nós da Agrogenius somos especializados em consultoria de certificação agrícola, gestão empresarial e financeira com mais de 22 anos de experiência. Atuamos com uma parceria de longa data com a Abanorte e outros projetos de certificação conjunta em todo Brasil.

Será um prazer tirar todas as suas dúvidas relativas a certificação!

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page