top of page

Fazenda Certificada e Fazenda NÃO Certificada




Todo mundo pergunta qual a diferença entre uma fazenda certificada de uma fazenda não certificada. Como deve ser uma fazenda certificada?


Uma fazenda que incorporou fortemente os conceitos da certificação, logo que se chega à fazenda percebe-se pela limpeza, organização, plaquinhas de identificação, informação quando adentra a propriedade quanto as áreas de acesso e o que precisa e como preparar-se para ter acesso aos ambientes. Não são todas as áreas que podem ser visitadas e aquelas que não se ode entrar sozinho, sendo necessário acompanhamento e cuidados especiais, sendo exemplos: cômodo de defensivos, cuja exigência é o uso de mascaras; os funcionários precisam estar usando obrigatoriamente os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

A fazenda certificada se destaca visualmente das demais mas não somente por esse motivo. Aproximadamente 99% por centos dos produtores que se certificam dizem que ingressaram na certificação pelo premio. O que seria o premio: Um valor em dinheiro adicional pago acima do preço de mercado por um produto certificado vendido. Porém com o passar do tempo, percebem que a gestão foi o maior ganho. Constatam que além de acesso ao mercado, ganharam gestão, economia nos processos, segurança alimentar, sem deixar de mencionar o respeito ao meio ambiente, ao trabalhador e principalmente ao próprio bolso.

A Gestão garante a eficiência e sendo mais eficiente mais eficaz será a gestão de custos..


Certificação é no visual, na natureza e no bolso do produtor

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page