top of page

Como Evitar Multas da NR31 no Depósito de Defensivo?


Defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos usados na agricultura para o controle de seres vivos considerados prejudiciais à lavoura. Eles têm a função de defender as lavouras do ataque de insetos, plantas daninhas e doenças que atingem o ciclo de uma cultura. Também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários.

São também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários. Dentre esses, agrotóxico é o termo utilizado pela legislação brasileira.

Tais produtos não devem ser armazenados sem os cuidados adequados. Dessa forma, estruturam-se os chamados "depósitos de defensivos”.

Que se entende por depósito de defensivos?

Entende-se como depósito de defensivos um espaço físico para guardar, estocar, conter e manter defensivos e afins, em condições que garantam a saúde e segurança do trabalhador, a proteção ambiental e a integridade e segurança dos produtos na propriedade rural.

Quais são as regras básicas para a estruturação desses depósitos?

· Estar a mais de 30 metros distante de recursos d'água, locais onde haja a manipulação de alimentos;

· Deve ter contenção nas portas. Se for necessário construir ou instalar a porta não se esqueça que a posição correta " é abertura para fora";

· Deve conter 110% daquilo que é armazenado;

· Os produtos em pó devem estar acima dos líquidos;

· Deve conter recipiente com serragem, pó, areia e se em caso de vazamento, deve-se lançar os mesmos e em seguida puxar e após o procedimento lançar em áreas não tratadas da lavoura;

· No seu interior, deve contar pelo menos 10% de ventilação;

· Instalação de tela protetora para que não entre animais e aves. Ex. pombo;

· Precisa conter sinalização;

· Lava óleo;

· Chuveiro de emergência;

· Placa de defensivo;

· Telefones de emergência em local visível;

· Ao lado ou em ambiente próximo, precisa constar um ambiente onde o operador, após a aplicação, possa tomar banho, trocar de roupas, lavar seus EPIs e ir embora para casa.

Respeitar essa estrutura é garantir o armazenamento adequado e livrar-se das multas.

Fique atento.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page