top of page

Por Que Você Não Vê as Oportunidades?



O que são oportunidades e como saber onde estão? Porque não a enxergamos? Se as oportunidades são acontecimentos favoráveis e oportunos capazes de melhorar nosso estado atual trazendo benefícios, porque mesmo sendo favoráveis e capazes de agregar à nossa vida, muitas vezes nos são imperceptíveis?

Em qualquer lugar do mundo, seja rica ou pobre a nação, é perceptível a presença do empreendedor. Pessoa essa que se destaca independente da sua condição financeira, das adversidades por que passou se sobressaiu.

O empreendedor (pessoa "chave" /visionária): é aquele que analisa, identifica, define, decide e monitora o desempenho do seu negócio. É aquele que se antecipa e implementa novos horizontes em busca de resultados eficazes. É aquele que enxerga ao longe as oportunidades.

A questão de se "enxergar oportunidades" está intimamente ligada aos paradigmas.

O que são paradigmas? Etimologicamente, este termo tem origem no grego paradigma que significa modelo ou padrão, correspondendo a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação.

Em linhas gerais, define-se como filtros culturais e pessoais que nos impedem de ver melhorias ou oportunidades.

Se perguntássemos aos judeus, da época de Jesus, o que achavam da época atual, a resposta certamente seria: "Essa época é péssima. É pior que a época dos nossos antepassados. Essa resposta é idêntica ao que ouviríamos hoje ao fazer a mesma a mesma pergunta.

Se pedirmos a qualquer pessoa que compare sua época a época anterior, ela sempre dirá que os anos anteriores foram melhores.

Os paradigmas mudam à mesma proporção e velocidade que o homem evolui, que as gerações evoluem.

Exemplo claro disso, é que há anos atrás, éramos preparados para termos somente uma formação acadêmica: se a escolha fosse administração ou odontologia, seriamos administradores ou dentistas até a morte e assim sucessivamente, independente da formação que escolhesse.

Dica: Nós nunca vamos estar preparados para enxergar uma oportunidade de negócio e para isso a gente precisa se despir desses filtros, que nos impedem de ver a oportunidade de negócios da vida da gente.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page