top of page

O Erro da Maioria das Fazendas do Brasil





A visão de negócio mudou muito ao longo dos anos. O olhar sobre a administração ou gestão não é mais o mesmo.

Entender e conhecer um pouco sobre a Gestão é fundamental a todos os empreendedores. Gestão eficaz é o caminho para o crescimento e sustentabilidade de uma empresa ou fazenda, com o objetivo de crescimento por meio de esforços organizados para atingi-lo.

Toda empresa ou fazenda é dotada de um sistema funcional ou áreas funcionais que mesmo distintas entre si estão intrinsecamente ligadas em sua complexidade: RH, produção, financeiro e marketing.

PRODUÇÃO

Por ser a “menina dos olhos” do empreendedor há grande domínio nessa área e com isso o empenho em garantir que a operação produtiva transcorra sem imprevistos.

Para isso, reuni-se o conhecimento e mecanismos que possibilitem o aumento da produção: quanto a existência de pragas e doenças, mecanismos para combate-las e ciência de ações e intervenções cruciais no manejo.

RH

Existe a preocupação no investimento quanto ao medicamento, ao trator e a colheitadeira com custo aproximado de quase um milhão de reais. A questão maior esta em “quem” administrará esses recursos. Será esse funcionário está devidamente capacitado? Esse é o ponto de reflexão: Qualificação da mão de obra.

O RH tem como foco o cliente interno – o conjunto de funcionários e cabe a ele recrutar, gerir e capacitar a mão de obra para as operações.

Sem o cuidado e a devida qualificação desse funcionário há o comprometimento dos resultados.

FINANCEIRO

Noventa e cinco por cento ( 95% ) das proprietários desconhecem o que é um orçamento financeiro.

A área financeira é aquela que administra os recursos de uma empresa. Ele faz o controle da tesouraria, dos investimentos e dos riscos, além da gestão de contas e impostos, do planejamento financeiro e da divulgação de seus resultados.

Sua função é garantir que os recursos sejam aplicados adequadamente garantindo não apenas lucros imediatos, mas também no longo prazo.

VENDAS

Quando se fala em vendas: “O maior desastre”. Por que? Da porteira para fora ficou mais simples: delega-se a venda para as cooperativas, com isso minimizando os riscos de perda ora em vendas ou em recebimentos mau sucedidos.

É a área de vendas garante a geração de receitas para a empresa com foco nos clientes externos da empresa, buscando estratégias de divulgação, alcance do público-alvo e sua fidelização.

Para que a produção tenha um custo reduzido, sem perder a qualidade é necessário que todas as áreas estejam alinhadas, a fim de reduzir os gargalos nos processos.



Para não perder o foco fica a dica:


Reforce a área de vendas:

Busque novos negócios;

Busque novas oportunidades de mercado.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page