O Erro da Maioria das Fazendas do Brasil
A visão de negócio mudou muito ao longo dos anos. O olhar sobre a administração ou gestão não é mais o mesmo.
Entender e conhecer um pouco sobre a Gestão é fundamental a todos os empreendedores. Gestão eficaz é o caminho para o crescimento e sustentabilidade de uma empresa ou fazenda, com o objetivo de crescimento por meio de esforços organizados para atingi-lo.
Toda empresa ou fazenda é dotada de um sistema funcional ou áreas funcionais que mesmo distintas entre si estão intrinsecamente ligadas em sua complexidade: RH, produção, financeiro e marketing.
PRODUÇÃO
Por ser a “menina dos olhos” do empreendedor há grande domínio nessa área e com isso o empenho em garantir que a operação produtiva transcorra sem imprevistos.
Para isso, reuni-se o conhecimento e mecanismos que possibilitem o aumento da produção: quanto a existência de pragas e doenças, mecanismos para combate-las e ciência de ações e intervenções cruciais no manejo.
RH
Existe a preocupação no investimento quanto ao medicamento, ao trator e a colheitadeira com custo aproximado de quase um milhão de reais. A questão maior esta em “quem” administrará esses recursos. Será esse funcionário está devidamente capacitado? Esse é o ponto de reflexão: Qualificação da mão de obra.
O RH tem como foco o cliente interno – o conjunto de funcionários e cabe a ele recrutar, gerir e capacitar a mão de obra para as operações.
Sem o cuidado e a devida qualificação desse funcionário há o comprometimento dos resultados.
FINANCEIRO
Noventa e cinco por cento ( 95% ) das proprietários desconhecem o que é um orçamento financeiro.
A área financeira é aquela que administra os recursos de uma empresa. Ele faz o controle da tesouraria, dos investimentos e dos riscos, além da gestão de contas e impostos, do planejamento financeiro e da divulgação de seus resultados.
Sua função é garantir que os recursos sejam aplicados adequadamente garantindo não apenas lucros imediatos, mas também no longo prazo.
VENDAS
Quando se fala em vendas: “O maior desastre”. Por que? Da porteira para fora ficou mais simples: delega-se a venda para as cooperativas, com isso minimizando os riscos de perda ora em vendas ou em recebimentos mau sucedidos.
É a área de vendas garante a geração de receitas para a empresa com foco nos clientes externos da empresa, buscando estratégias de divulgação, alcance do público-alvo e sua fidelização.
Para que a produção tenha um custo reduzido, sem perder a qualidade é necessário que todas as áreas estejam alinhadas, a fim de reduzir os gargalos nos processos.
Para não perder o foco fica a dica:
Reforce a área de vendas:
Busque novos negócios;
Busque novas oportunidades de mercado.