Como Evitar Multas da NR31 no Depósito de Defensivo?
Defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos usados na agricultura para o controle de seres vivos considerados prejudiciais à lavoura. Eles têm a função de defender as lavouras do ataque de insetos, plantas daninhas e doenças que atingem o ciclo de uma cultura. Também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários.
São também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários. Dentre esses, agrotóxico é o termo utilizado pela legislação brasileira.
Tais produtos não devem ser armazenados sem os cuidados adequados. Dessa forma, estruturam-se os chamados "depósitos de defensivos”.
Que se entende por depósito de defensivos?
Entende-se como depósito de defensivos um espaço físico para guardar, estocar, conter e manter defensivos e afins, em condições que garantam a saúde e segurança do trabalhador, a proteção ambiental e a integridade e segurança dos produtos na propriedade rural.
Quais são as regras básicas para a estruturação desses depósitos?
· Estar a mais de 30 metros distante de recursos d'água, locais onde haja a manipulação de alimentos;
· Deve ter contenção nas portas. Se for necessário construir ou instalar a porta não se esqueça que a posição correta " é abertura para fora";
· Deve conter 110% daquilo que é armazenado;
· Os produtos em pó devem estar acima dos líquidos;
· Deve conter recipiente com serragem, pó, areia e se em caso de vazamento, deve-se lançar os mesmos e em seguida puxar e após o procedimento lançar em áreas não tratadas da lavoura;
· No seu interior, deve contar pelo menos 10% de ventilação;
· Instalação de tela protetora para que não entre animais e aves. Ex. pombo;
· Precisa conter sinalização;
· Lava óleo;
· Chuveiro de emergência;